De fato, quem tem boca vai a Roma ou vaia Roma? Onde Roma entra nisso, afinal?

Uma das expressões mais dúbias da história da humanidade finalmente sofrerá investigações da sua Raposa querida. Se prepare!

Algo muito comum — e não só no Brasil — é ouvir a frase: “Quem tem boca vai a Roma”. Entretanto, vez ou outra, podemos escutar que o correto é “Quem tem boca vaia Roma”. Oras, qual a maneira correta de dizer? Bem, lhe trago a surpreendente resposta de que… As duas frases estão corretas!

Mas, claro, tudo depende do contexto. 

Sobre “Quem tem boca vaia Roma“: Sabemos que alguns imperadores (como todos os presidentes do Brasil) sofreram algumas crises durante suas vidas, como os exemplos de Calígula, o “pervertido” e Nero, o “incendiário”. Por conta disso, de acordo com o escritor Elio Marchand, em seu livro Quebrando O Código Da Bíblia, o correto é “vaia Roma”, pois essa era uma forma de convidar o povo ao protesto, preste atenção nestes versos: 

Contra injustiça, minha alma berra

Até que a própria justiça retorne à terra.

Venci as batalha, pois nasci na guerra

E quem tem boca vaia Roma

Quem tem peito enfrenta o César!

Mas e a expressão “Quem tem boca vai a Roma“? Ao que tudo indica, este é o ditado português original, possivelmente do século XVII. E inclusive foi registrado em numerosos dicionários portugueses e brasileiros. E a ideia desta expressão é de que não é difícil ir a um lugar longínquo e desconhecido pela primeira vez, quando não se é tímido em pedir informações constantemente sobre qual rumo seguir. 

Inclusive, vemos este ditado em outros idiomas. Confira:

  • Em Francês, qui langue a, à Rome va;
  • Em Italiano, chi lingua ha, a Roma va;
  • Em Tcheco, kdo jazyk má, do Ríma se doptá;
  • Em Espanhol, preguntando se va a Roma.

Entretanto, têm obras lusitanas que reconhecem que este ditado vem de uma releitura de “Quem tem boca vaia Roma”. De qualquer forma, as duas expressões são bem utilizadas e podem ser gastadas em nosso cotidiano sem represálias. 

 

E você, vaia ou vai a Roma? Comente logo abaixo para a sua Raposinha predileta!  

 

#FoxTraduz

 

Imagem:
wirestock /Freepik